É possível começar um negócio com pouco dinheiro?
Felizmente a resposta é sim! É possível começar um negócio com pouco dinheiro. E temos muitos exemplos disso. A Amazon, de Jeff Bezos, partiu de uma pequena revendedora de livros usados, ainda com o nome de “Cadabra”, para se tornar uma das marcas mais valiosas do mundo.
No Brasil temos exemplos de empresas como Magazine Luiza, MercadoLivre, Nubank e muitas outras que nasceram pequenas e tornaram-se potências mundiais. Porém, para que isso funcione para você é preciso levar a sério a sua realidade e observar os custos envolvidos.
Para te ajudar, nós consultamos o especialista em alavancagem empresarial Michael Aboud. Aboud é empresário, palestrante e autor de best-seller. Ele nos ajudou com dicas para abrir um negócio de forma planejada e organizada para tirar a sua ideia do papel.
1- Crie soluções
Um negócio com chances de dar certo é aquele capaz de oferecer algum tipo de solução para o cliente, seja prestando algum tipo de serviço ou oferecendo algum produto interessante, de qualquer maneira está atendendo a uma demanda e portanto criando uma solução. Uma loja de roupas supre a demanda dos clientes que precisam ou querem comprar roupas novas, um hotel supre a necessidade de quem precisa de uma hospedagem temporária e por aí vai.
Soluções muito simples podem se tornar negócios poderosos, então antes de mais nada avalie qual tipo de solução você pode trazer para alguém e comercialize isso.
2- Crie um plano de negócios
Um plano de negócios é o primeiro passo quando você decide iniciar um negócio. O processo que à primeira vista parece complicado, fica mais fácil se você pesquisar bastante, ler sobre o assunto, ou utilizar algum tipo de software ou aplicativo.
Planejar significa determinar onde sua empresa quer chegar e quais caminhos tomar para atingir metas e objetivos. Ao planejar metas e estratégias com antecedência, o gestor evita perder dinheiro ao começar o negócio do zero.
3- Conheça seu público
O plano de negócios da empresa está alinhado com o conhecimento do público-alvo que sua marca irá atender. Isso permite que você escolha a melhor forma de começar sua empresa e promover estratégias de mercadologia de acordo com seu público-alvo e perfil do cliente ideal.
Para conhecer seu público-alvo, saia a campo com pesquisas, pessoalmente ou de forma virtual. Ao pesquisar o cliente ideal o empreendedor deve conhecer a faixa etária pretendida, em que este grupo-alvo está concentrado e quais interesses. Verifique que tipo de solução você pode oferecer aos problemas e demandas do seu cliente. Sua posição no mercado se tornará mais forte e eficiente.
Pode parecer estranho falar em “problemas” do consumidor, mas quando você entra em um boutique está procurando o produto ou serviço que vai resolver suas necessidades. É importante saber o que seu público quer.
4- Crie um plano de marketing
Deduz que é muito cedo para planejar suas estratégias de marketing? É hora de repensar essa ideia! O marketing não é apenas promover seus produtos ou serviços após a abertura da empresa. Ele também é responsável por adicionar novos clientes para conhecer o seu negócio e pela maneira como sua empresa será vista.
O objetivo do marketing também é atrair esses potenciais consumidores, os chamados prospects, atraindo-os para saber mais sobre seus produtos e serviços e, portanto, é imprescindível criar uma estratégia de marketing a curto, médio e longo prazo.
5- Aposte no diferencial competitivo e compreenda o mercado
O diferencial competitivo de uma marca é aquilo que a diferencia das concorrentes. O fator competitivo da empresa envolve a noção de valor e preço. Você sabe diferenciá-los?
O preço é aquele número objetivo, indicado na etiqueta, que mostra o quanto o cliente precisa desembolsar por um produto ou serviço. Já o valor tem caráter subjetivo, e depende da percepção do próprio cliente.
O que faz o consumidor pagar mais caro em um produto de uma marca conhecida, mesmo diante de uma opção mais barata e de qualidades semelhantes a do primeiro produto? A resposta é o valor.
Agregar valor deve ser o objetivo da sua organização desde a abertura. Quem quer começar um negócio do zero deve estar disposto a investir em seus diferenciais competitivos para sair na frente em um mercado cada dia mais acirrado.
O atendimento é um diferencial que salta aos olhos do consumidor! Invista na qualificação da sua equipe de colaboradores, incluindo treinamentos constantes. Manter um registro dos clientes também ajuda no processo.
6- Controle os processos
Reunir dados e manter registros de nada adianta se o gestor não os utiliza na sua função. Não deixe de avaliar o desempenho da sua equipe de colaboradores e mensurar o sucesso de cada estratégia aplicada.
Todo processo precisa ser bem gerido e avaliado após seu desempenho. Para otimizar a precisão das análises, o empreendedor que aceita o desafio de começar seu negócio do zero precisa contar com o respaldo da tecnologia.
7- Faça parcerias estratégicas
A sociedade é uma alternativa comum e bastante utilizada. Geralmente, uma pessoa entra com o recurso e outra com a ideia ou a execução do projeto.
Saiba escolher bem seus sócios ou os parceiros do seu negócio. Os envolvidos no projeto devem ter expectativas e objetivos bem alinhados. Definir responsabilidades também é fundamental para evitar problemas no futuro.
8- Defina seus produtos ou serviços
Esse é o momento de desenhar a solução para o problema identificado. Para que uma empresa tenha sucesso, é preciso oferecer aquilo que realmente possa resolver os problemas dos consumidores. Então, pense em como você pode fazer isso e quais são os benefícios do seu produto ou serviço.
Por exemplo, um problema pode ser a dificuldade dos empreendedores em implementar estratégias mais eficientes para enfrentar a crise que alterou o hábito de compra dos consumidores, fazendo com que eles comprem menos. Com isso, uma oportunidade de negócio é oferecer consultorias em marketing para as empresas.
Portanto, neste caso, o nicho de negócios é o marketing digital, em que podem ser ofertados serviços de produção de conteúdo para a web de acordo com o perfil do consumidor online ou a criação de campanhas publicitárias criativas e impactantes.
9- Conheça as questões burocráticas
Muitas pessoas ignoram as questões burocráticas, mas não dá para começar um negócio sem conhecer os aspectos legais que regem o comércio e a publicidade, seja em sua cidade, seja na internet.
Por exemplo, se você for abrir um restaurante é preciso saber quais as licenças obrigatórias da vigilância sanitária, alvará de funcionamento e direitos do consumidor.
10- Honestidade e justiça
Integridade e honestidade são valores muito importantes para o sucesso de um empreendedor. A boa reputação de um empresário ou empresa conta mais do que qualquer tipo de propaganda ou estrutura, portanto é importante agir com honestidade e justiça com todos ao redor para a prosperidade nos negócios.